-
Arquitetos: FGR Architects
- Área: 340 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Peter Bennetts
-
Fabricantes: Cosentino, 2 Pac joinery – Matt Black, Decton Domoos – solid collection, Dulux, Insitu Concrete Steps, Quikcote, Quikcote – White, Storm Stone Slab, Viridian
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório FGR Architects trouxe uma linguagem simples e minimalista para Portsea, Wildcoast Road. Uma casa com formas simples que se destaca de seu entorno.
Ao ser implantada no topo do terreno, a casa parece flutuar. A topografia do seu terreno permite um balanço de seis metros antes de tocar o solo. A colaboração com um projeto de estrutura tão atencioso quanto o de arquitetura permite um projeto meticuloso. Um módulo estrutural central estabiliza as duas partes da estrutura linear que tem 30 metros de comprimento e 11 metros de largura.
Aproveitando sua localização, a área abaixo do balanço abriga três carros, porém para além da garagem, um ponto cuidadoso do projeto é a experiência da chegada. Os carros devem cruzar o jardim do entorno, passando por um percurso delimitado por árvores, antes de chegar em um caminho de pedras que leva até a porta da frente. Propositalmente, a parte posterior da casa é experimentada antes da frente, com a entrada principal facilmente acessível na parte de trás.
O diretor do escritório, Feras Raffoul afirmou que era importante que a casa permitisse privacidade aos moradores, mas ainda assim maximizasse a vista da paisagem de Portsea. "Nós tiramos vantagem da localização e da topografia do terreno para apreciar o entorno. O projeto tem um senso de transparência que te permite, de dentro da casa, olhar para qualquer lugar e encontrar a paisagem. A casa foi projetada para ser apreciada durante todo o ano, a família poderá desfrutar do entorno na privacidade de sua casa".
Dentro da casa encontra-se uma atmosfera tranquila e calma. A área coberta da casa é conformada por painéis de vidro, o que permite que a casa respire de uma ponta a outra. Uma metade da casa é a parte de estar, com planta livre e grandes painéis envidraçados. A outra metade é a parte privativa, com três dormitórios e dois banheiros. Uma paleta simples foi utilizada para criar uma elegância atemporal e combinar com o exterior.
"Decidimos usar materiais minimalistas no interior, como forma de destacar as vistas do exterior", discorre Feras. Os banheiros foram criados para trazer os elementos externos para dentro, criando uma ilusão de banho do lado de fora. Grandes aberturas zenitais permitem a luz natural adentrar no ambiente, trazendo uma atmosfera orgânica que é complementada pela marcenaria e louças escuras.
Considerada a entrada da parte privativa da casa, a cozinha recebe um longo banco de pedra de 5 metros, complementado por mobiliário de cor escura e piso de madeira. Com iluminação natural abundante, a cozinha olha para a piscina por uma abertura de 22.5 metros, oferecendo um espaço confortável para aproveitar uma refeição de frente para a paisagem. Venezianas automáticas foram instaladas para proteger os moradores.
Originalmente publicado em Abril 29, 2018.